CONSELHOS COMUNITÁRIOS

O IBEAC com o apoio dos convênios firmados com a SEE e a parceria com os Conselhos Comunitários atua em regiões de difícil acesso, com alto índice de desemprego e criminalidade onde se concentram os grandes bolsões de pobreza e consequentemente de analfabetismo. Ao implantar núcleos de alfabetização favorece o acesso e inclusão de jovens, adultos e idosos à alfabetização e escolarização, contribuindo na formação de cidadãos mais conscientes e críticos.
Para a implantação e operacionalização do Projeto, é essencial o conhecimento da realidade local, o contato com a comunidade, a escolha de locais onde está a concentração de pessoas não alfabetizadas ou com pouca escolaridade. Por essa razão, os Conselhos Comunitários de Educação, Cultura e Ação Social, em parceria com o IBEAC, assumem compromissos necessários ao funcionamento local do Projeto, uma vez que eles estão inseridos nas regiões onde são instalados os núcleos de alfabetização EJA.
Os Conselhos Comunitários são constituídos por representantes de entidades da sociedade civil, por educadores e coordenadores voluntários que gerenciam o Projeto nas regiões onde estão localizados e onde exercem sua atuação social, instalando núcleos de alfabetização que funcionam em locais cedidos gratuitamente por igrejas, escolas, centros comunitários, clubes de serviço, etc.

0 comentários:

Postar um comentário